terça-feira, 3 de novembro de 2009

O poder da Música

Pode não parecer, mas a música afeta o caráter e a sociedade, pois cada pessoa é capaz de trazer para dentro de si a música, que acaba influenciando nos pensamentos, nas emoções, na saúde, nos movimentos do corpo, etc. A influência da música é tão grande, que ela atua constantemente sobre nós - acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração, relaxando ou irritando os nervos, influindo na pressão sangüínea e no ritmo da respiração.

A música é usada no tratamento de doenças desde a antiguidade, mas os primeiros artigos sobre os efeitos no corpo humano foram publicados apenas no século XVIII. Desde então o assunto vem sendo estudado no meio cientifico, mas sem grandes descobertas.

A musica é importante para diversas coisas em nossa vida, alguns pontos são:
1-A música provoca um forte impacto no cérebro e deve ser encorajada nas crianças desde cedo;
2-Tocar instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora;
3-O estudo musical amplia o raciocínio das crianças na escola;
4-Crianças que estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e apresentam uma redução de problemas disciplinares;
5-Pessoas de mais idade envolvidas em fazer música têm melhorias significativas na saúde;
6-O fazer musical altera algumas regiões do cérebro para combater o mal de Alzheimer;
7-O desenvolvimento musical faz reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão;
8-A música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico;
9-Em todas as idades, a música reforça o sentimento e convivência em grupo, proporcionando melhorias no relacionamento interpessoal.

Enfim, a música exerce um poder muito grande sobre nós, podendo ser positivo ou negativo.

A música na Igreja não é diferente, é ela que primeiro chega nos corações das pessoas. Na evangelização, a música também tem sua importância. Muitas vezes através dela é que os jovens são evangelizados e tocados, já dizia Padre Jonas Adib, da comunidade Canção Nova: “A música católica é uma ponta de lança na evangelização. E por ser ponta fina, penetrante, abre brecha e não há nada que a ela resista. Com a música vem o poder de Deus e essa ponta de lança penetra os corações mais endurecidos. Não são apenas emoções que a música produz, mas é o poder de Deus, a presença do Espírito Santo e dos anjos através da música.”
A musica também nos aproxima de Deus, nos faz sentir sua presença a nos dizer através da letra, nos anima nos momentos difíceis e nos alegra nos momentos tristes; é através dela, muitas vezes, que levamos a mais profunda oração a Deus. Santo Agostinho dizia que “quem ama canta e quem canta reza duas vezes”.

Neste mês, que comemoramos a memória de Santa Cecília, padroeira dos músicos, peçamos sua intercessão para que, com sabedoria e discernimento, os músicos de nossas igrejas possam levar a palavra de Deus aos confins da terra através de seu dom.

(Alini R. Matovani)

Nenhum comentário:

Postar um comentário