terça-feira, 3 de novembro de 2009

Solenidade de Cristo-Rei

No dia 22 de novembro celebraremos a solenidade de Cristo Rei do Universo, onde proclamamos a glória no Deus que é Rei e se manisfesta por todo o universo criado por Ele.

A liturgia deste dia é voltada para as manisfestações da glória de Deus e o seu reino, como na profecia de Daniel: "A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos e nações o serviram, seu domínio será etreno...", e também no Apocalipse: "A ele glória e poder pelos séculos sem fim..."

Entretanto, o Evangelho desta solenidade (Jo,18,33b-37) narra o momento em que Pilatos interroga Jesus para pô-lo a prova, perguntando se era ele o rei dos judeus; um pouco mais a frente é posta a coroa de espinhos na cabeça de Cristo.
Afinal, não estavamos falando de glória? Por que o evangelho nos mostra uma cena dolorosa ?

Aí é que esta o mistério da glória de Deus, pois Ele amou tanto o mundo que nos entregou seu Filho Unico. A glória de Deus se manisfesta na misericórdia de Cristo, onde Ele se doa, é elevado numa cruz e morre para o perdão dos nossos pecados.

Essa é a glória de Deus na nossa vida , que age de maneira simples, mas transforma tudo e a todos. É nas coisas pequenas que Deus se revela: "Dou graças a meu pai que revelou ao pequenino o seu grande amor".

"Que possamos proclamar o Cristo-Rei verdadeiramente em nossa vida, anunciando sua palavra e sua glória eterna".

"Respondeu Jesus: Sim, eu sou o rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim a o mundo. Todo que é da verdade ouve a minha voz".

(Moacir Ferreira Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário