terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Epifania do Senhor

No Dia 3 de janeiro, dois domingos após o Natal, celebraremos a Epifania do senhor. Epifania é a reveleção de algo; neste sentido, para os cristãos se torna a revelação de Cristo ao mundo, pois Deus teve misericórdia da humanidade e se revelou a nós, primeiramente representado pela visita dos reis magos guiados pela estrela até chegar no local do nascimento de Jesus, ali levaram presentes como ouro, incenso e mirra, como indicado no evangelho desta solenidade (Mt 2, 1-12).
Se formos analisar, não existiu apenas uma epifania, ou seja, Cristo não se revelou apenas uma vez, no seu nascimento, mas também a João Batista no Jordão, a seus discípulos, e no início de sua vida pública, nas bodas de Caná.
Enfim, Cristo se revelou várias vezes, porém a Igreja celebra apenas a primeira Epifania.

No evangelho desta solenidade (Mt 2,1-12), os reis magos são guiados por uma estrela a Belém para ver o salvador. Levaram consigo ouro, incenso e mirra. Mais do que presentear, é render Graças a Deus pela sua misericórdia para com a humanidade. Não consideremos os valores destes presentes e sim que Cristo nasceu se revelou e que, por isso, devemos glorificar a Deus por tudo. Cristo teve sua Epifania no passado, porém em nossa atualidade ainda colhemos os frutos de sua revelação, pois a cada dia Ele se revela a nós tanto nas alegrias, como nos momentos de dor, estando ao nosso lado.
Como disse São Sebastião sobre a vinda de Jesus: "Cristo veio no começo dos tempos, Cristo virá uma segunda vez para julgar os povos, e Cristo vem pela terceira vez a cada dia no meio de nós durante nossa vida".
Que saibamos reconhecer as "epifanias" do Senhor a cada dia em nossas vidas, e que comecemos 2010 dando glória a Deus por todas as suas maravilhas.

(Moacir Ferreira Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário