terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A influência da música na sociedade


A música é uma das formas mais antigas de se expressar, pois desde a época em que os homens não falavam, eles se comunicavam por sons.
Pois bem, temos muita história de lá até aqui; a música evoluiu a ponto de podermos utilizá-lá como recurso de mostrar um dos sentimentos mais importantes: o amor.
Sendo assim, através da música podemos ter uma comunhão com Deus, pois Ele é amor.
Entretanto, com tal evolução, também ela ficou cada vez mais complexa de ser estudada, por isso temos hoje os funks e eletrônicos "malucos", onde a inspiração de um sentimento não existe, denegrindo assim a imagem humana.
Então será que só devemos escutar música sacra ou gospel? Claro que não, o problema está em discernir a música, pois ela é feita de sentimentos para sentimentos.
Podemos fazer uma comparação das músicas de hoje com as que contribuíram para evolução. Na antiguidade, para poder publicar seus métodos, os músicos deveriam ter autorização do Papa, pois não poderia haver notas com dissonância (que se "chocam") que era considerado "diabolo" (= diabo, separador), e para se ter uma idéia houve épocas em que no pentagrama musical, só se poderia escrever as notas na ordem decrescente, para demonstrar que a inspiração vinha do alto, ou seja, do divino para os homens.
A música tem um poder muito forte de manipular seus ouvintes, ou seja, se eu escuto músicas que só falam de violência, eu vou ficar com sentimentos ruins dentro de mim, isso também serve para músicas que falam de coisas boas.
Podemos ter uma idéia da força da música nos trens, ônibus e etc, onde as pessoas preferem oovir músicas num mp3 a tentar se relacionar com as pessoas ao seu redor.
A música expressa tudo de bom dentro de alguém, ela é nossa expressão num meio em que não vemos, apenas ouvimos e sentimos.
“Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou . Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros.” (Clarice Lispector)
(Moacir Ferreiro Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário