terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vida de Aposentado


Todo mundo sonha com a aposentadoria. No entanto, a simples idéia de se aposentar já provoca uma grande ansiedade. Por um lado, a perspectiva de organizar nosso tempo a nosso modo e de nos dedicarmos aos nosso hobbies favoritos, leva-nos a sonhar com a aposentadoria. Por outro lado, a incerteza quanto ao futuro nos deixa apreensivos. Talvez nosso temores sejam menores se analisarmos com realismo a forma pela qual devemos nos preparar para a aposentadoria.
A verdade é que quando a tão sonhada aposentadoria chega, nem todos sabem como desfrutá-la. O problema chega a causar depressão entre muitos.
A vida do aposentado é vista pela população em geral como alguém que “pendurou as chuteiras”, e é inútil. Por isso, o aposentado deve buscar fugir dos três principais vilões: ociosidade, dependência financeira (ou física) e solidão.
A receita para se ter uma vida saudável e tranqüila na aposentadoria é simples e importante. Realizar atividade física, por exemplo, principalmente pela manhã, ajuda a estimular o corpo e a mente; e caminhar ajuda a ativar a circulação sanguínea, movimentar os músculos e as articulações. Para quem puder ir mais longe, pode realizar atividades aeróbicas (andar de bicicleta, correr, etc.).
Outra recomendação é começar o dia com uma alimentação equilibrada pela manhã para dar mais energia, o que melhora a memória e ajuda a controlar o peso. Assim, mão haverá necessidade de suplementos alimentares ou complexos vitamínicos e se evitará muitos remédios.
A terceira idade, sem dúvida, é o reflexo do estilo de vida adotado pela pessoa durante sua vida. Se ela investe na prática de exercícios físicos, teve uma alimentação equilibrada e evitou bebida alcoólica em exagero e cigarros, terá uma vida na aposentadoria com mais qualidade e com mais disposição. Mesmo que você já esteja posentado, nunca é tarde para se ter uma vida com mais qualidade.
(Alini R. Mantovani)

Nenhum comentário:

Postar um comentário