Estamos no tempo do advento, tempo de espera, porém não uma espera de braços cruzados. Advento é a chegada do Senhor em três dimensões: 1º a igreja nos convida para que nos preparemos para a chegada de Jesus em Belém; 2° a chegada do Senhor ao nosso coração; 3° é o anúncio da vinda gloriosa do Senhor Jesus.
Para nos ajudar nesta preparação, usa-se a Coroa do Advento, composta por quatro velas presas aos ramos, formando um círculo. A cada domingo acende-se uma vela.
Para nos ajudar nesta preparação, usa-se a Coroa do Advento, composta por quatro velas presas aos ramos, formando um círculo. A cada domingo acende-se uma vela.
A primeira vela acessa é de cor vermelha, significa a fé que o menino traz ao mundo, a certeza de que Deus está conosco. Faz-nos refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo, brilhará para a humanidade; lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva.
A segunda vela é branca, que simboliza a Paz. Este menino é o “Príncipe da Paz”, disse o profeta Isaias. A segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como João Batista, o caminho do Senhor que virá.
A vela Rosa é acesa no terceiro domingo, simboliza a alegria do menino que chega para salvar. É a alegria acalmada pela cuidadosa vigilância do tempo da espera. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.
Por fim, a quarta vela é a verde que traz a simbologia da Esperança que o Deus menino traz a todos os homens de todos os tempos e todos os lugares. “Sem Deus não há esperança”, disse o Papa Bento XVI, e “sem esperança não há vida”, concluiu o Pontífice.
É esta esperança de uma vida feliz aqui e no Céu que o grande Menino veio anunciar com sua meiga e frágil presença na manjedoura de Belém.
Que possamos, neste advento, nos preparar bem para o nascimento de Jesus em nossos corações, participando das Missas, fazendo os encontros da novena e principalmente nos convertendo a cada dia, voltando nossos olhares a Deus.
(Alini R. Mantovani)
Nenhum comentário:
Postar um comentário