Em dezembro comemoramos o dia dos Imigrantes, que tiveram muita importância para a formação da cultura e para o desenvolvimento de nosso país.
O início da imigração no Brasil se deu no ano de 1530, pois, a partir deste momento, os portugueses vieram para o nosso país para dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Porém, a imigração intensificou-se a partir de 1818, com a chegada dos primeiros imigrantes não-portugueses, que vieram para cá durante a regência de D. João VI.
Em busca de oportunidades na terra nova, para cá vieram os suíços, que chegaram em 1819 e se instalaram no Rio de Janeiro (Nova Friburgo); os alemães, que vieram logo depois, em 1824, foram para o Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Catarina, Blumenau, Joinville e Brusque); os eslavos, originários da Ucrânia e Polônia, habitando o Paraná; os turcos e os árabes, que se concentraram na Amazônia; os italianos de Veneza, Gênova, Calábria, e Lombardia, que, em sua maior parte, vieram para São Paulo; os japoneses, entre outros. O maior número de imigrantes no Brasil são os portugueses, que vieram em grande número desde o período da Independência do Brasil.
Nos dias atuais, observamos um novo grupo imigrando para o Brasil: os coreanos. Estes não são diferentes dos anteriores, pois da mesma forma, vieram acreditando que poderiam encontrar oportunidades aqui que não encontram em seu país de origem. Eles se destacam no comércio, vendendo produtos dos mais variados tipos (alimentos, calçados, vestuário, acessórios, até artigos eletrônicos).
Olhando para nossa cultura, podemos perceber que cada imigrante colaborou para com o Brasil. Os portugueses trouxeram nosso idioma, os italianos a culinária, os alemãs as técnicas agrícolas, sem falar nas batidas musicais trazidas pelos africanos. Graças a todos eles, temos um país de múltiplas cores e sabores. Um povo lindo com uma cultura diversificada e de grande valor histórico.
(Alini R. Mantovani)
Nenhum comentário:
Postar um comentário