quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Santo Estevão, primeiro mártir.

No dia 26 de dezembro, a Igreja celebra a festa de Santo Estevão, o primeiro mártir (protomartir), que foi e é exemplo para todos os mártires e santos. De modo especial, Estevão foi um dos doze discípulos de Jesus. Pois bem, após a morte e ressurreição de Cristo, os discípulos foram perseguidos pelos hebreus, mas com muita perseverança e fé, conseguiram fundar as primeiras comunidades cristãs.

Nessas comunidades, Estevão e mais seis escolhidos se tornaram diáconos (ministro de caridade), que eram incumbidos de administrar as comunidades. A partir daí, Estevão, cheio de fé e do Espírito Santo, começou a levar a Palavra de Deus adiante, pregando pelas cidades. Porém, as perseguições dos hebreus não paravam.

Com suas pregações, Estevão chamou a atenção dos judeus, que logo o prenderam e mandaram para o sinédrio, onde falsos testemunhos diziam que ele estava blasfemando. Sabendo que se se defendesse sairia vivo, Estevão começou a pregar o evangelho diante dos que os acusava com mentiras. Os acusadores, irados, se levantaram , levaram-no para fora e o apedrejaram até a morte. Antes de seu ultimo suspiro de vida, Estevão repetiu as palavra de Cristo: "Pai, perdoai eles, pois não sabem o que fazem".

Que belo exemplo Estevão nos deu, até na hora de extrema dor, ele se espelhou no Cristo. Isso quer dizer que para sermos realmente cristãos, temos que nos espelhar fielmente no Cristo, até a morte.

No evangelho deste dia (Mt 10,17-22), Jesus nos deixa alerta:"
“Cuidado, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhe servir de testemunho a eles, e aos gentios. Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de meu Pai é que fala em vós”.

Isso quer dizer que a caminhada do cristão não é fácil, porém, é o Espírito de Deus que age por nós. Devemos depositar nossa confiança em Deus, pois os homens podem nos trair, assim como Judas a Cristo.

Que a exemplo de Santo Estevão, sejamos espelhados no Cristo, sem medo das perseguições dos homens.

Santo Estevão, rogai por nós!!!

(Moacir Ferreira Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário