quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Natal, sinal do amor de Deus por nós

O natal se aproxima e com ele podemos experimentar o amor de Deus por nós. Ele deixou a glória do Céu, dignou-se a assumir nossa fragilidade humana. Aceitou viver a nossa vida, derramar as nossas lágrimas, comer nosso pão de cada dia... e, por amor, puro amor a cada um de nós, dar um mergulho nas sombras da morte para destruí-la.

Isto é o Natal! Acontecimento histórico e misterioso do amor que há mais de dois mil anos interpela os homens e as mulheres de cada época e lugar. É o dia santo que brilha a “grande luz de Cristo”, portadora da paz.

São João apresenta o menino que vai chegar: “A luz resplandece nas trevas, as trevas não a compreendem... Ele era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, mas o mundo não o conheceu”.

Muitos ainda hoje não se deram conta desse enorme amor de Deus, de Jesus que nasce em Belém, por toda a humanidade. O Natal passou a ser época de presentes, com árvores falsas, e representado pelo Papai Noel, que tomou o lugar de Jesus na manjedoura.

É assim que o comércio quer que festejemos o natal, com bastante fartura, mas nenhuma partilha, com enormes presentes e sem amor.

Nós, como cristãos, não podemos viver o natal de pagãos, devemos saber que o centro desta linda festa é Jesus, que nasce não somente na manjedoura de Belém, mas nos nossos corações, que está vivo e venceu a morte por amor a nós.

O natal nos traz a certeza e a enorme alegria que somos filhos amados de Deus, por isso não se deixe corromper pelo consumismo, pela gula, etc. Faça deste natal uma nova experiência, a experiência do amor, amor pelo próximo, amor para com Deus. Deixe o Menino Jesus nascer dentro do seu coração; mas não tem como Ele nascer num coração cheio de amargura, ódio e ressentimentos; restaure o seu coração para receber Jesus, que nasce, trazendo o amor a humanidade.

“E o Verbo Divino se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho Único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade. Todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graças. Pois a lei foi dada por Moises, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo 1,1-16).

(Alini R. Mantovani)

Nenhum comentário:

Postar um comentário