quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Um verão cada vez mais quente e “louco”!

Com a vinda do verão, estação do ano mais quente, o tema aquecimento global fica ainda mais em evidência. Muito se especula e pouco se faz para mudar a situação. Os tratados ambientais entre os países é um fracasso, pois aqueles que mais contribuem para o aquecimento do mundo são, na verdade, os que quebram os acordos.

O aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão: um aumento da temperatura média da superfície da Terra que vem acontecendo nos últimos 150 anos. O significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.

Em geral, trata-se da liberação de gases e vapores produzidos através de queimadas nas matas, poluição provocada por carros e indústrias, que são os grandes culpados disso tudo. Com isso eles destroem a “camada de Ozônio“, que tem a função de proteger a terra dos raios solares. Com a destruição dessa camada, a terra fica mais exposta ao sol, e consequentemente, a temperatura aumenta.

Quando o sol esquenta a terra, alguns gases da atmosfera atuam como um vidro de uma estufa, absorvendo o calor e conservando o planeta quente o suficiente para manter a vida na terra. O problema acontece devido às concentrações excessivas desses gases, que acabam isolando a terra, evitando que o calor escape, o que faz com que a temperatura do planeta aumente assustadoramente.

Toda essa mudança no clima do mundo influencia o regime de chuvas e secas, afetando plantações e florestas. O processo de desertificação de algumas áreas e o alagamento de plantações é provável. Outro fator de risco é o derretimento das geleiras da Antártida, que em ritmo acelerado aumenta o nível do mar e consequentemente irá inundar as cidades litorâneas.

O aquecimento global também leva a uma alteração dos ciclos das estações do ano. Parece que elas estão correndo risco de desaparecer, tal como as conhecemos. Estávamos habituados a temperaturas perfeitamente definidas e estáveis. Só que o tempo já nos começa a pregar demasiadas "surpresas", e agora o frio já se espalha por todas as estações, tal como o calor.

Isso tudo faz o nosso verão ficar cada vez mais “maluco”. Além de dias com calor excessivo, típico sinal de aquecimento global, teremos dias frios, incomuns para a estação. Seria uma espécie de “confusão estacional”, onde não será surpresa encontrarmos frio onde era comum o calor e vice-versa.

(Renato Rosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário