quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Aumento de Pessoas Idosas no País


Os idosos são hoje no Brasil 14,5 milhões de pessoas, 8,6 % da população total do país, segundo o IBGE, com base no Censo de 2000. Em uma década, o número de idoso cresceu 17%; sendo que em 1991 correspondia a 7,3% da população.
É considerado idoso pessoas com 60 anos ou mais, limite de idade considerado também pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para os países em desenvolvimento.
O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e a redução da taxa de natalidade. A população brasileira vive, hoje, em média, de 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no inicio da década de 90. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos, no país, deve chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida atinja 70,3 anos.
Mas a verdade é que sabemos que nosso país não está preparado para os idosos. São muitas as dificuldades que eles têm de enfrentar na sociedade. Observando nossa cidade, podemos notar que os desafios iniciam no transporte. No estatuto do idoso, referem-se ao transporte gratuito e bancos reservados, mas a dificuldades para a locomoção não são citadas. Para um idoso usar o transporte público é necessário um acompanhante, pois os degraus dos ônibus são altos, a distância entre o trem e a plataforma é grande, sem contar as escadas mal planejadas para quem tem limites na locomoção.
Nossas calçadas também não ajudam a locomoção dos idosos, sendo escorregadias, com degraus e até esburacadas. Também há o desafio de atravessar as ruas, pois ninguém respeita um pedestre, mesmo sendo um idoso. Nossa cidade também não oferece lazer, cultura ou esporte para nosso idoso, sendo isso necessário para sua saúde.
Pensando na saúde, sabemos que ainda temos muito que melhorar, não só para idosos, mas para a população em geral. Enfim, se teremos mais idosos com o decorrer dos anos, nossa cidade, nosso país, e cada um de nós, cidadãos, deve se preparar para acolhê-los melhor.
(Alini R. Mantovani)

Nenhum comentário:

Postar um comentário