quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Jamais negue sua fé

Em meio aos ataques que nossa Santa e Amada Igreja Católica vem sofrendo, muitos católicos preferem apostatar (deixar a sua fé na Igreja de Cristo) a “colocar sua cara à tapa”. Negam a fé para não serem massacrados. No meio acadêmico isso é muito comum. No primeiro ano de minha faculdade de medicina me vi em uma situação um tanto desconfortável. Em vários seminários onde os temas eram polêmicos, quis me manter fiel à fé da Igreja Católica e seus ensinamentos. Por conta disso, tive que enfrentar diversos preconceitos, até mesmo daqueles que se diziam católicos.
Um tema muito complicado que tive de enfrentar, em um seminário, foi a questão do aborto. No meio médico, quase que 99% dos estudantes são a favor dessa brutalidade. Porém, seguindo os preceitos e ensinamentos que aprendi no seio da Igreja de Cristo, não me pronunciei a favor e fui energicamente contra. Devido a isto, muitos tentaram persuadir minha decisão, querendo apresentar fatos que iam contra o cristianismo e até mesmo contra a constituição, pois aborto é um crime, não importa o motivo! Fui resistindo aos ataques que estava sofrendo durante minha apresentação sobre o assunto, e aos poucos fui conquistando a confiança de alguns. Graças a Deus não neguei aquilo que sempre acreditei e devido a isso muitas pessoas começaram a enxergar a questão do aborto com outros olhos. Seria muito fácil ter apresentado o trabalho se eu tivesse me pronunciado a favor do aborto, mas isso iria contra meus princípios e contra minha fé.
A sociedade de hoje prega o que nosso amado e saudoso Papa João Paulo II chamava de “teologia da morte”. É incrível como em um país predominantemente católico o aborto tenha tanta aceitação!
Outro fato que tive que me manter fiel à Igreja, e que também sofri por não ter negado minha fé, foi no que diz respeito ao uso das células tronco embrionárias, um tema tão mal explicado para a sociedade, mas que a Igreja sempre se preocupou em elucidar. Muitos dos que estavam presentes na sala de aula, e até mesmo os professores, não aceitavam minha posição de ser contra o uso das células tronco embrionárias. Por sorte eu havia feito um estudo muito detalhado com parâmetros científicos e religiosos, e por mais uma vez consegui defender a Fé da Igreja que em momento algum duvidei ser a vontade de Cristo.
Todo esse testemunho é para orientar nossos irmãos católicos, em especial os estudantes, a acreditarem mais na Igreja, pois ela detém “as chaves do reino do céu” (Mt 16,18-20). A Igreja é “a luz do mundo, coluna e sustentáculo da verdade” (1 Tim 3,15).
Nós católicos não podemos apostatar nossa fé, caso contrário terá sido em vão tantos mártires que morreram por não negar sua fé na Igreja, como, por exemplo, nosso tão glorioso São Tomas Morus, Chanceler britânico do Rei Henrique VIII, morto por este monarca por permanecer fiel à Igreja Católica e não adotar a religião protestante (Anglicanismo) que o rei havia ordenado à toda sociedade inglesa. Este grande Santo como tantos outros morreram pela Igreja, pois sabiam que a Igreja era a “esposa de Cristo” (Ap 20,19).
Temos que permanecer fiéis à Fé Católica e jamais negá-la, pois se negarmos a Igreja, estaremos negando o próprio Cristo. Por mais que haja tanta gente que não ama a Igreja Católica, e por isso tentam destruí-la, nós Católicos temos que amá-la e defende-la, senão seremos nós os responsáveis por tanta maldade que se perpetua fora do seio da Igreja como, por exemplo, a pena de morte, o aborto, a morte de embriões humanos para pesquisas, e tantas outras atrocidades.
Devemos estar sempre prontos para responder aos diversos argumentos que se fazem contra nossa fé, pois como São Pedro ensinava, temos que "estar sempre prontos para responder em nossa defesa a todo aquele que nos pedir a razão de nossa fé" (1 Pedro3,15c). São Pedro nos ensina que devemos ter um amplo conhecimento da nossa fé, da nossa esperança e como nossa fé está no seio da Igreja de Cristo; temos que buscar cada vez mais conhecer nossa Santa e Amada Igreja Católica.

(Clecio Francisco Gonçalves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário