quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Nossa senhora de Lourdes

Nossa Senhora de Lourdes é o nome dado à aparição de Maria na cidade de Lourdes, na França, com início dia 11 de fevereiro de 1858, vista por uma camponesa de 14 anos que dizia ter visto uma “dama” na capela de Massabielle. Essa “dama” apareceu à camponesa até seus 17 anos.
Em 11 de Fevereiro de 1858, a camponesa foi com a irmã e uma amiga para recolher um pouco de lenha, a fim de vendê-la e poder comprar pão. Quando ela tirou os sapatos e as meias para atravessar a água, junto à gruta de Massabielle, ela ouviu o som de duas rajadas de vento, mas as árvores e arbustos não se mexeram. A camponesa viu uma luz na gruta e uma menina, tão pequena como ela, vestida de branco, com uma faixa-azul presa em sua cintura com um rosário em suas mãos em oração e rosas de ouro amarelo, uma em cada pé. A camponesa tentou manter isso em segredo, mas sua irmã disse à mãe. Por essa razão ela e sua irmã receberam castigo corporal pela sua história. Três dias depois, a camponesa voltou à gruta com as outras duas meninas. Ela trouxe água benta para utilizar na aparição, a fim de testá-la e saber se não "era maligna", porém a visão apenas inclinou a cabeça com gratidão, quando a água foi dada a ela.
Em 18 de fevereiro, ela foi informada pela senhora para retornar à gruta, durante um período de duas semanas. Após a notícia se espalhar, as autoridades policiais e municipais começaram a ter interesse. A camponesa foi proibida pelos pais e o comissário de polícia para ir lá novamente, mas ela foi assim mesmo. No dia 24 de Fevereiro, a aparição pediu oração e penitência pela conversão dos pecadores. No dia seguinte, a aparição convidou a camponesa a cavar no chão e beber a água da nascente que encontrou lá. Como a notícia se espalhou, essa água, foi administrada em pacientes de todos os tipos, e muitas curas milagrosas foram noticiadas. Sete dessas curas foram confirmados como desprovidas de qualquer explicação médica pelo professor Verges, em 1860. A primeira pessoa com um milagre certificado era uma mulher, cuja mão direita tinha sido deformada em conseqüência de um acidente. O governo interditou a gruta e emitiu sanções mais duras para alguém que tentasse chegar perto da área fora dos limites. No processo, as aparições de Lourdes tornaram-se uma questão nacional na França. A camponesa, conhecendo bem as localidades, conseguiu visitar a gruta à noite mesma quando proibida pelo governo. Lá, em 25 de março, a aparição lhe disse: "Eu sou a Imaculada Conceição". Em 16 de Julho, a camponesa foi a última vez à gruta e relatou: "Eu nunca a tinha visto tão bonita antes".
Ao todo foram 18 Aparições da Virgem à camponesa e em 18 de Janeiro de 1860, o bispo local, declarou que: "A Virgem Maria apareceu de fato à camponesa, Bernadette Soubirous". Estes eventos estabeleceran o culto mariano de Lourdes, que, juntamente com Fátima, é um dos santuários marianos mais freqüentados no mundo, ao qual viajam anualmente entre 4 e 6 milhões de peregrinos.
Nossa Senhora de Lurdes é considerada a padroeira dos enfermos do qual os milagres ninguém duvida.
Nossa Senhora de Lurder, rogai por nós!!!!
(Moacir Ferreira Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário